Caixa quer estimular retrofits para reocupar centros urbanos, diz diretor

X

Voltar

|

Uma das apostas da Caixa Econômica Federal para ajudar o governo federal a diminuir o déficit habitacional do País é o incentivo à reocupação dos centros urbanos por meio de retrofits.

“Nós estamos com essa pauta e vamos estimular muito,” Roberto Carlos Ceratto, o diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal, disse no Real Estate Summit, o primeiro evento promovido pelo Metro Quadrado.

Ceratto participou do primeiro painel do evento, que discutiu o desafio do funding no Brasil, ao lado de Luciano Amaral, o CEO da Benx Incorporadora, Rodrigo Ferreira de Carvalho, o chairman da incorporadora Haute, e Alexandre Pedreira Pereira, o vp de finanças da Brasil Terrenos.

Luciano disse que o mercado continuará tendo problemas de funding enquanto a taxa básica de juros não estiver abaixo do patamar de dois dígitos.

Já Rodrigo afirmou que as recentes medidas de estímulo anunciadas pelo governo de estímulo ao crédito imobiliário deixam os incorporadores menos preocupados com os repasses finais. “Isso deve alavancar novas oportunidades.”

Na Brasil Terrenos, a venda ao comprador final é feita de forma parcelada, com uma taxa de juros indexada ao IPCA, e Alexandre disse que o modelo tem funcionado bem. “Esse mercado ainda é pouco assistido pelos bancos.”

O Real Estate Summit teve o patrocínio de MRV&CO, Gerdau, CFL, Moura Dubeux, Setai Grupo GP, Haute, Direcional Engenharia e Brasil Terrenos.

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir