TozziniFreire (e seus 1.000 advogados) de malas prontas para a Faria Lima

TozziniFreire (e seus 1.000 advogados) de malas prontas para a Faria Lima
|

O Salma Tower, um dos últimos prédios corporativos entregues na Av. Faria Lima, está perto de receber aquele que será o seu maior inquilino.

O TozziniFreire, o escritório especializado em direito empresarial, deve se mudar para a torre em julho, depois de 18 anos instalado em um prédio da Vila Clementino que pertence à família Savoy.

A firma vai ocupar 2,6 mil metros quadrados (ou três dos 18 pavimentos do edifício), menos da metade dos 7,2 mil m² que ocupa no endereço atual, onde é monousuário – mas passando a pagar um valor maior pela locação, perto de R$ 300 por m².

Ao sair de um bairro que não é um destino tradicional para escritórios e se mudar para o centro financeiro de São Paulo, o TozziniFrere estará mais perto de alguns dos seus principais concorrentes, como Machado Meyer e Mattos Filho – e mais importante ainda: dos clientes.

O novo prédio está localizado perto do cruzamento com a Av. Horácio Lafer e é vizinho de edifícios como o do Itaú BBA e o Pátio Malzoni, sede do BTG Pactual e do Google.

A mudança de endereço reforça um movimento que tem ocorrido na região mais nobre da Faria Lima: como os preços subiram e há escassez de espaço, a área só está valendo a pena para quem precisa estar perto dos clientes ou tem equipes mais enxutas.

A Amazon, por exemplo, com 18 mil funcionários, está saindo do Complexo JK para um prédio em Pinheiros, o Biosquare, da Kinea.

Já o TozziniFreire, com 1,3 mil funcionários, ainda se vale do regime de trabalho híbrido para não precisar de um escritório tão grande.

“Do ponto de vista do ambiente de trabalho, será parecido com o espaço da Vila Clementino. Temos open space desde sempre e vamos continuar nesse modelo,”  o CEO Fernando Serec disse ao Metro Quadrado

Fernando Serec ok

Essa não foi a primeira vez que o escritório de advocacia tentou se mudar para a Faria Lima.

Em 2017, a firma quase arrematou um espaço de um prédio em frente ao JK Iguatemi, mas recuaram pelo custo do m² – retomando os planos apenas no ano passado, quando o Salma Tower estava para ser entregue.

Projetado pelo aflalo/gasperini, o Salma Tower tem fachadas ativas com lojas e restaurantes e chama a atenção pelas áreas verdes em espaços abertos em cada andar, com um arranjo em espiral em torno do núcleo central do edifício, que comporta os elevadores.

Já os três andares que serão ocupados pelo TozziniFreire foram desenhados pela Perkins&Will, que já havia trabalhado com o escritório na reforma do prédio da Vila Clementino em 2019.

Na nova configuração, dois andares serão apenas para advogados, enquanto o terceiro será voltado para reuniões, com um espaço de eventos e cafeteria. 

“O prédio tem uma arquitetura bem interessante. Nós gostamos não só dos jardins em cada andar, mas também da estrutura, os serviços e a localização,” disse.

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir