No real estate, o Papai Noel chegou em forma de dividendos, diz o BTG

No real estate, o Papai Noel chegou em forma de dividendos, diz o BTG
|

Na reta final do ano, ninguém está distribuindo tantos dividendos quanto o mercado imobiliário.

Depois que a reforma do IR eliminou a isenção fiscal sobre dividendos, criando uma taxação de 10% a partir de 2026, uma série de empresas do setor tem corrido para distribuir capital aos acionistas antes do fim do ano, seja antecipando dividendos obrigatórios ou anunciando dividendos extras.

O BTG mapeou pelo menos sete incorporadoras que devem distribuir proventos ainda em 2025: Even (com dividend yield de 10%), Direcional (9%), Cury (8%), Melnick (8%), Cyrela (7%), Trisul (7%), Eztec (5%) e Moura Dubeux (2%).

“O Papai Noel está chegando em forma de dividendos,” os analistas do banco escreveram em relatório.

A última companhia do setor a anunciar dividendos foi a Log, que aprovou o pagamento de R$ 278,5 milhões ainda em 2025. Na Bolsa, o papel reagia em alta, com valorização de 6% por volta das 14h.

O BTG já esperava que o setor seria um dos que mais iriam se antecipar à reforma do IR, porque as empresas de real estate têm sido grandes pagadoras de dividendos já há algum tempo.

Em 2025, foram pelo menos 11 companhias registrando dividend yields de dois dígitos, e com algumas anunciando reduções de capital, como a SYN e a Melnick, com 47% e 36% de yields, respectivamente.

“Operacionalmente o setor tem performado muito bem e as companhias não estão alavancadas,” disse o banco.

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir