O ultimato de Eduardo Paes a dois hotéis e um shopping

Dois hotéis da orla do Rio e um shopping center entraram na mira de Eduardo Paes.
Em um post no X, o prefeito disse que deu um prazo de 60 dias para que os proprietários dos dois hotéis, o Praia Ipanema e o antigo Intercontinental, em São Conrado, apresentem propostas de reativação dos empreendimentos.
Caso contrário, Paes pretende recorrer à desapropriação por hasta pública, um instrumento incluído no Plano Diretor em 2024 e que a Prefeitura tem usado para que imóveis subutilizados sejam revendidos por meio de leilão a outros investidores.
“Os hotéis estão abandonados há anos sem que seus proprietários tomem qualquer medida a não ser aguardar e especular,” Paes escreveu. “Especulação sem produção não dá.”
Já o shopping que virou alvo da Prefeitura é o Fashion Mall, também em São Conrado, mas Paes não detalhou que medidas tomaria em relação a este ativo. Tanto o Praia Ipanema quanto o Fashion Mall pertencem à Gafisa.
O prefeito disse que os imóveis estão degradando áreas nobres da cidade e impedem que novos investidores entrem no mercado.
Recentemente, o Ipanema Plaza passou por algo parecido. O imóvel, abandonado há anos, chegou a ter sua desapropriação publicada no diário oficial, mas os donos do hotel apareceram com um comprador já fechado para o ativo: a rede Tryst, que deve inaugurar o The Tryst Ipanema ainda no próximo ano.
O esforço da Prefeitura para recuperar hotéis ocorre em um momento em que o Rio está passando por um boom no setor hoteleiro, impulsionado pelo aumento do fluxo turístico e por taxas elevadas de ocupação.
“Estamos sendo procurados por uma série de interessados em incrementar a rede hoteleira do Rio,” ele disse.
No Réveillon e Carnaval, a taxa de ocupação dos hotéis do Rio tem superado 95%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
A cidade também voltou ao radar de grandes bandeiras internacionais. Além da rede Tryst, o Four Seasons prepara a abertura de uma unidade no Leblon em 2029; e o Sofitel Ipanema — antigo Caesar Park, adquirido pelo BTG — tem reabertura prevista para 2026.
Um dos hotéis mencionados por Paes, o Praia Ipanema está localizado na Avenida Vieira Souto.
Fechado desde 2023, o prédio foi adquirido pela Gafisa por cerca de R$ 180 milhões, em uma operação concluída após a compra da Bait – de Henrique Blecher –, antiga detentora do ativo.
À época, a incorporadora informou que estudava um projeto de alto padrão para o imóvel, sem detalhar o formato final da operação. Desde então, o edifício segue sem reativação.
Já o antigo Hotel Intercontinental, em São Conrado, foi adquirido pela Brazil Hospitality Group (BHG) no início da década passada.
O empreendimento deixou de operar sob a bandeira Intercontinental em 2011 e, depois de passar por outras marcas, fechou definitivamente em 2018.
O prédio permanece sem uso desde então, apesar de ter sido alvo de estudos para conversão em residencial de alto padrão.







