Mercado Livre dobra aposta em SC com novo galpão

O Mercado Livre acertou a locação de um novo galpão em Santa Catarina, aumentando a sua presença no estado, antes limitada a um só centro logístico.
A gigante de ecommerce será a inquilina de um recém-construído empreendimento da Fulwood na cidade de Governador Celso Ramos, fontes a par do assunto disseram ao Metro Quadrado.
O novo espaço terá 50 mil m² e custou R$ 200 milhões para ficar pronto, num projeto built-to-suit.
O primeiro galpão do Meli no estado também fica em Governador Celso Ramos e foi inaugurado em 2021, com 75 mil m².
O avanço do Meli no estado reforça o movimento de descentralização de demanda por galpões no Brasil, com Santa Catarina sendo um dos destinos mais procurados fora do Sudeste.
Segundo dados da Newmark, o estado tem cerca de 1,2 milhão de m² – o quarto maior do País em centros logísticos de alto padrão.
O Meli gosta da região de Governador Celso Ramos por sua localização estratégica — próxima a rodovias, centros urbanos e com acesso facilitado a diferentes regiões — além de ter um regime fiscal vantajoso para os sellers.
A empresa também tem buscado reagir aos avanços de concorrentes como a Amazon, que já disse que vê o Brasil como o mais promissor mercado do mundo em termos de crescimento, e a Shopee.
E um dos principais objetivos é reduzir o tempo de entrega aos consumidores.
Parte do plano do Meli é terminar 2025 com mais de 20 centros logísticos. Até o fim de 2024, eram 15.
Em um relatório, o Itaú BBA disse que a empresa tem atuado para “preservar market share, aumentar a frequência de compra e impulsionar o crescimento do GMV, embora possam pesar nas margens a curto prazo.”