Hedge fará primeiro programa de recompra do mercado de FIIs

Hedge fará primeiro programa de recompra do mercado de FIIs
|

O fundo de fundos da Hedge Investments será o primeiro FII da Bolsa a promover um programa de recompra de cotas.

O HFOF11 anunciou há pouco que irá recomprar até 5% das 230,4 milhões de cotas emitidas pelo FOF.

Aprovada pelos cotistas em assembleia, a operação tornou-se possível após a CVM autorizar em maio que FIIs e Fiagros recomprassem as cotas negociadas no mercado secundário, em uma prática semelhante à que já era liberada para ações de companhias listadas.

Esse era um instrumento aguardado pela indústria pois permite que os gestores dos FIIs trabalhem para estabilizar a liquidez em momentos de estresse como o atual, em que os juros altos pressionam as cotas.

“À medida em que ajudamos a liquidez, passamos confiança para o investidor e amenizamos os movimentos de saída intempestiva que acontecem muitas vezes no mercado,” André Freitas, o CEO da Hedge, disse ao Metro Quadrado.

André Freitas

O FOF da Hedge — um dos maiores do mercado em termos de patrimônio e cotistas — foi o escolhido pela gestora para ser o pioneiro porque a operação reforça o seu objetivo principal: comprar cotas de outros FIIs. 

“Agora o HFOF11 pode comprar cotas dele mesmo se isso parecer mais interessante em termos de retorno.”

Outro fator que motivou a opção é que o fundo é um dos mais descontados da Hedge hoje, negociando no secundário em um patamar 21,5% abaixo de seu valor patrimonial.

A gestora entende que a recompra é um sinal de que confia no potencial de recuperação das cotas e também deve ajudar a aumentar a rentabilidade para os cotistas graças a uma regra definida pela CVM.

As empresas listadas que optam pelo programa podem manter as ações em tesouraria mas, no caso dos fundos imobiliários, as cotas devem ser obrigatoriamente canceladas.

“Pagaremos o valor de mercado pela cota e cancelaremos esse passivo a valor patrimonial. Esse ganho fica no FII e, com isso, o valor patrimonial das cotas remanescentes sobe,” disse Freitas.

O programa de recompra do HFOF11 terá duração de 12 meses e está limitado a transações a preços abaixo do seu valor patrimonial — R$ 7,367, segundo o último informe mensal.

Após concluir a operação, a Hedge vai avaliar os resultados e estudar abrir programas de recompras para outros fundos da casa.

 

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir