PIB da construção cai pela 2ª vez seguida. A Selic bateu

PIB da construção cai pela 2ª vez seguida. A Selic bateu
|

O longo período de Selic a dois dígitos está finalmente batendo no PIB da construção civil.

Segundo dados da CBIC, o PIB do setor caiu 0,2% no segundo tri ante o primeiro, a segunda queda seguida – numa espécie de ‘recessão técnica’ setorial, enquanto a economia do País ainda cresce, em ritmo mais lento.

“Agora é que estamos sentindo o efeito dos juros no desempenho do setor,” Ieda Vasconcelos, a economista-chefe da CBIC, disse ao Metro Quadrado.

Nos três primeiros meses do ano, o PIB da construção civil recuou 0,6% em relação ao último trimestre de 2024.

O primeiro semestre, no entanto, ainda registra alta em relação à primeira metade do ano passado, de 1,8%.

E a CBIC prevê que o setor deve terminar o ano com crescimento de 2,3%, um ritmo de 2 pontos percentuais a menos do que a expansão anotada em 2024.

Ainda que analistas do setor apontem para um segundo semestre positivo na construção civil – puxado especialmente pela faixa 4 do programa federal Minha Casa Minha Vida –, esse resultado só deve ser sentido na produção econômica do setor no ano que vem.

“O que for vendido e lançado a partir de agora só se transforma em obra (e aparece no PIB da construção civil) depois de todo um processo,” ela diz.

Para a economista-chefe da CBIC, a retomada do crescimento do setor depende diretamente do início da trajetória de queda dos juros no País, prevista somente para o primeiro trimestre de 2026.

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir