Galpões: Fulwood chega a Santa Catarina para estar mais perto da demanda

Galpões: Fulwood chega a Santa Catarina para estar mais perto da demanda
|

A Fulwood – uma incorporadora de condomínios logísticos fundada há 30 anos em São Paulo – está perto de ter o seu primeiro empreendimento fora da região Sudeste.

Valendo-se da tese da descentralização da demanda por galpões no Brasil, com o consumidor exigindo entregas mais rápidas, a empresa está construindo um novo condomínio em Santa Catarina, na cidade de Governador Celso Ramos, a 54 km de Florianópolis.

Batizado de GCR Business Park, o condomínio triple-A recebeu R$ 115 milhões em investimentos e terá 50 mil metros quadrados. A expectativa é que fique pronto no fim de junho.

O que atraiu a Fulwood para Santa Catarina foi a sua malha de transportes que facilita o escoamento de produtos. 

O estado abriga três dos cinco portos com maior volume de exportações e importações do Brasil, e conta com uma rede integrada de 9.500 km de rodovias e 980 km de ferrovias.

A empresa também levou em consideração que o terreno está na BR-101 e que a cidade acabou de passar por uma ampliação do sistema viário, com a construção de uma alça de retorno próxima ao terreno da Fulwood – um projeto que já estava no radar da companhia quando adquiriu o terreno em 2021.

Gilson Schilis ok“Essa reforma facilitou muito mais o acesso à região, e facilita trazer a demanda de inquilinos que circundam a região macro para operações de last mile,” disse o fundador Gilson Schilis ao Metro Quadrado.

Os galpões da Fulwood em Santa Catarina devem ser voltados para empresas de médio a grande porte dos segmentos de varejo, alimentos e bebidas, farmacêutico, autopeças, logística e indústrias leves.

Santa Catarina tem sido um dos estados que mais têm crescido no mercado de galpões fora do Sudeste.

O estado já tem o quarto maior estoque do país em condomínios de alto padrão, com cerca de 1,2 milhão de m², segundo dados da Newmark.

As principais cidades são Itajaí e Navegantes, que concentram mais da metade desse estoque.

A taxa de vacância no estado é de apenas 3%, abaixo da média nacional de 10%, de acordo com um estudo da Brain.

Já na área de Governador Celso Ramos, a Fulwood é a primeira na construção de galpões triple-A

O projeto é um dos quatro que a empresa planejou para 2025. A companhia já inaugurou um condomínio logístico em Guarulhos, e irá lançar outros dois em Minas Gerais, nas cidades de Extrema e Pouso Alegre. Todos somam 150 mil m² de área bruta locável.

O GCR Business Park também não será o único projeto da empresa no Sul. Há outros dois condomínios logísticos sendo planejados em Joinville, no Paraná, e em São José dos Pinhais, em Curitiba, próximo ao aeroporto.

“São regiões que crescem mais rápido que a média de mercado. É menos do mais do mesmo,” disse o CEO.

Siga o Metro Quadrado no Instagram

Seguir